segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Cultura.

O Plano Nacional de cultura está em vias de aprovação na Câmara dos Deputados. Encontramos-nos em um período da historia do nosso país em que instituições do poder público se organizam em nível federal, estadual, e municipal e estendem o dialogo as organizações sociais e à comunidade, com o objetivo de construir o Sistema Nacional de Cultura. Esta iniciativa possibilitará a criação de um diagnóstico da realidade cultural de nosso país, que norteará as iniciativas culturais do Estado durante a próxima década.

A importância de nos organizarmos em instituições capazes de agregarem o desenvolvimento de práticas e conhecimentos na área de produção cultural, e em sua esfera de impacto social, é de nos tornarmos capazes de nos inserir neste processo de histórico-cultural de forma democrática. É também a da força de representatividade que criamos quando questionamos um bem comum.

Até final do mês de agosto deste ano, deverão ter acontecido os fóruns municipais de cultura, com o objetivo de se inserir nas discussões da 2ª Conferencia Nacional de Cultura. Prevista para o final de 2009.

A Diretoria Municipal de Cultura de Anápolis estará a partir do mês de Março deste ano, empenhada na realização deste fórum, e em propor o fórum intermunicipal as cidades da região.

Goiás com população de 5.619.917 habitantes, com 246 Municipios, tem apenas um município envolvido em conferência, com o total de 75 participantes. Enquanto Rio Grande do Norte, com 3.3003.087 habitantes, e com 167 Municipios, realizarão cinco conferências com o total de 814 participantes. (Dados retirados do livro “1ª Conferencia Nacional de Cultura/ 2005/2006 – Estado e Sociedade Construindo Políticas Públicas de Cultura”).

Doar-se a esta iniciativa significa construir para si e para nossa comunidade a estrutura necessária para o desenvolvimento de nossa identidade, através de nossa cultura.

Caio Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário